domingo, 7 de novembro de 2010

RECONHECIMENTO (por Silvia Ávila)

Você me pede prá escrever impressões pessoais sobre envelhecimento, o que atualmente vem me deprimindo em função de muitos velhos em volta, cada vez mais dependentes.
Envelhecer, amadurecer, pode ser bom do ponto de vista psicanálitico, mas não é nem um pouco bom numa sociedade que despreza e não valoriza os velhos.
Há um monte de frases feitas perfeitas, tipo gostaria de ter a experiência que tenho hoje com um corpo de 25 anos. Como isso não é possível, só posso dizer que envelhecer, por mais enriquecedor que seja, não vale a pena. Velhos não são reconhecidos profissionalmente e, quando são, acabam mal pagos, porque sempre têm jovens estagiários de plantão.Isso é apenas uma reclamação em função do momento atual.
Por outro lado, não troco um único momento de minha vida, de minha experiência, por qualquer jovem capaz de escrever "pesso" exatamente assim, com dois ss, como tenho visto de forma recorrente. Enfim, já passei das 15 linhas, mas o que posso dizer a respeito é que depois dos 40, 45, se você acorda sem nenhuma dor, continua deitada porque você já morreu!
Nessa altura do campeonato, só quero chegar a ser avó. Ainda estou longe disso, batalhando a formação de minhas filhas, mas é meu projeto de vida: me tornar uma avó, sei lá sobrevivendo de que jeito, e consciente de que não dá prá acordar mais sem dor nenhuma. Ela é inevitável à idade. Fazer o que? Conviver muito bem com tudo isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário