segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

TAPETE CÓSMICO (Helio Pellegrino)

“Quanto você faz 20 anos está de manhã olhando o sol do meio dia. Aos 60 são seis e meia da tarde e você olha a boca da noite. Mas a noite também tem seus direitos. Esses 60 anos valeram a pena. Investi na amizade, no capital erótico, e não me arrependo. A salvação está em você se dar, se aplicar aos outros. A única coisa não perdoável é não fazer. É preciso vencer esse encaramujamento narcísico, essa tendência à uteração, ao suicídio. Ser curioso. Você só se conhece conhecendo o mundo. Somos um fio nesse imenso tapete cósmico. Mas haja saco!"

Hélio Pellegrino - Carta a Fernando Sabino, quando o autor fez 60 anos

(meu amigo Beto Borges enviou esse trecho de carta do Pellegrino para um outro amigo, Gustavo Barbosa, que fez 60 anos no domingo, dia 5)

domingo, 5 de dezembro de 2010

ESTOU VELHO (Francis Ford Coppola) E OUTRAS REFLEXÕES

" Estou velho e sei que a melhor coisa da vida é a possibilidade de aprender coisas novas. Você pode beber demais e cair doente, pode correr o mundo atrás de mulheres e deixar sua família chateada. Nada disso, acredite, é importante. O que vai lhe trazer alguma coisa de verdade é o aprendizado".

E olha só que frase mais feliz: " Escrever um roteiro é como fazer uma pergunta. Filmar é ter a esperança de conseguir uma resposta".

Um grande amigo, que acaba de perder a companheira de muitos anos - uma de minhas melhores amigas - me escreveu pra contar que sempre lembra de uma entrevista do grande economista e intelectual Roberto Campos. Octogenário, declarou que "a velhice é um lento naufrágio".
O fascinante é ver, ouvir e ler análises e reflexões pessoais tão distintas umas das outras. Enquanto sigo nesta minha trilha aventureira o que mais me atrai é o poder aprender coisas novas. Sempre.
Será que estarei por aqui aos 80 como uma doce e paciente náufraga, passageira de um Titanic slow motion que será condescendente e acolhedor quando finalmente aterrissarmos na areia final?