terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Globo de Ouro




Não assisti à transmissão do Globo de Ouro. Mas gostaria de ter visto Mickey Rourke receber o prêmio de melhor ator, homenagear seus cães e agradece-los pela companhia e "amizade". Não vi "The Wrestler" mas o treiler me impressiona. Que mistérios e labirintos separam o Mickey galã de " O Selvagem da Motocicleta" ou " 9 e 1/2 Semanas de Amor" do Rourke de rosto amassado e costurado em filmes como "Sin City" e esse último, que já lhe rendeu um Urso de Prata em Berlim? Quantas carreiras, quantas doses, quantos socos, quantos sonhos? Como alguém destrói um rosto que exalava sensualidade e o transforma num esconderijo de dor e autodestruição?
Não conheço as respostas. Mas consigo imaginar o que a fama e o dinheiro podem fazer com os corações e mentes mais vulneráveis.E cada vez que me deparo com a imagem atual de Mickey Rourke fico tentando descobrir uma expressão, um gesto, um traço........da harmonia anterior ao desastre. Em vão. Não procuro nesses esgares o jovem galã. Busco algo da forma original. Sempre em vão.
Gostei da premiação e da volta por cima - um processo reiniciado já há algum tempo - do ator que fez suspirar toda uma geração de jovens e coroas. Homens e mulheres. Mas, interessante mesmo foi o cara dizer, no microfone, que " às vezes, quando um homem está sozinho, tudo que lhe sobra é seu cachorro". Pra quem já foi conhecido e criticado pela empáfia típica das celebridades, Mickey deu um baita passo a frente ao agradecer, em público, a divina paciência dos cães. Não deve ter sido fácil.

Outra premiação interessante foi a de melhor ator em série dramática para Gabriel Byrne. A série " Em terapia", da HBO, trouxe Byrne em grande forma. Mostrou também grandes performances de atores que vemos por aí, sem prestar muita atenção. E fez vingar no horário nobre da tv paga diálogos primorosos. Parabéns ao original israelense. E que venha rapidamente mais uma temporada.

3 comentários:

  1. Ei Tânia!! Tudo bem?
    Pois é.. eu vi seu comentário lá no butecovirtuall. Falei de você para ele, pois Ricardo sempre fala muito bem de você (desculpe a "prafrenteza" rsrs).
    Menina, quando vi o trailer do filme do Rourke, pensei a mesma coisa que vc!!
    Mas essa coisa da superação é realmente inspiradora! E o melhor de tudo é conseguir vencer a vaidade que fica alterada com essa tal fama!
    Beijos e continue colaborando com o Buteco..
    ah, aproveito para convidá-la para conhecer o outro site dele, que é uma espécie de portolio do trabalho de Lenício, que é um excelente fotógrafo (e não é só pq sou irmã não, viu? rsrs ele é bom mesmo!! hehe).
    www.leniciophoto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula, deixei um recadinho no seu blog, viu?E fui visitar o blog do Lenício. Fotos lindas!
    E você,o que houve? Quando acabam as férias do seu blog?
    um beijo
    tania

    ResponderExcluir