quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A empáfia de alguns guardas municipais



O rapaz, morador de rua, dorme no calçadão da Praça do Lido, em pleno verão carioca. Três guardas municipais acordam o rapaz, dois o seguram e o outro lhe pespega tapas na cara e pontapés no corpo. Declaram a prisão do infeliz.
Mas...........antes que tudo seja concluído como sempre é - nós, pedestres, olhamos com indignação mas não podemos estapear esses mesmos guardas - um outro rapaz, provavelmente um advogado vestindo inacreditáveis terno e gravata às 3 horas da tarde, começa a discutir com o chefe dos guardas. Morador do Lido, diz que o sem teto não pode ser tratado a bofetões e nem ser preso da forma que foi. Que a agressão é gratuita, irregular e sem sentido. O guarda discorda, eles falam alto e uma pequena multidão assiste ao suposto confronto. Ali, na calçada da avenida Atlântica, a indignação é geral. Muita gente tinha presenciado a agressão dos guardas. O mendigo coloca a cabeça pra fora do carro e tenta explicar, mais uma vez, que foi agredido assim, de repente, sem mais nem menos. Covardes, alguém grita. O clima é tenso e os policiais, cacetete na mão, olham para nós com cara feia.
O jovem de terno e gravata quer saber para onde o mendigo será levado. Um outro guarda, recém desembarcado de uma outra kombi lotada de guardas municipais, responde que isso não interessa a ninguém. O suposto advogado se irrita e fala mais alto ainda que todos têm o direito de saber para onde o preso será levado. Mais tensão, mais discussão, dedos em riste. E o guarda municipal declara a prisão do moço de terno e gravata. Ele é empurrado para dentro de uma outra kombi, enquanto a platéia vaia e atira frases exigindo explicações. Todo mundo conversa com todo mundo, mas o guarda-chefe cisma com o papo de um outro engravatado, que diz algo como "esses caras são recalcados porque não passaram no teste pra PM". Humor on the road.

Pasma com a empáfia desses servidores municipais me pergunto até quando a pobreza de espírito reinará entre os fracos e oprimidos. Será que alguém pode organizar um curso de " Humanidades" pra que essa turma aprenda como tratar as pessoas? Ou nem isso vai adiantar, já que bons modos não está escrito no glossário utilizado por eles?
Antes de escrever fui tentar saber se a Guarda Municipal tem poder de polícia. Li e reli, mas confesso que não entendi. Parece que podem prender alguém em flagrante, como qualquer cidadão também pode. Para onde levaram o rapaz de terno e gravata? Torço para que ele seja um advogado, um promotor de justiça. E que enquadre a arrogância e a violência dos guardas municipais. Mas se ele for simplesmente um cidadão indignado, já conta com a minha admiração porque resolveu mudar o seu trajeto de todos os dias para protestar contra o abuso do poder. E acabou sendo preso.
É como observou um outro rapaz: " esse morador de rua até pode ser um assaltante, mas ninguém tem o direito de abordá-lo a tapas e pontapés enquanto ele está dormindo" . A guarda municipal não reagiu, não preveniu. A guarda municipal agrediu o cidadão mais vulnerável da cruel escala social em que vivemos. Já imaginou esse pessoal armado?

6 comentários:

  1. é tanita...mais um capítulo da história da escrotidão nas ruas escrito pelos "homens da lei" no Rio, Sp,Salvador, Brasília, BH, Fortaleza... vc reclama e ainda te dão voz de prisão por desacato a "otoridade" ... isso não é sequela de ditadura muito mais que falta de educação? quem esses gorilas recalcados pensam que são... ao menos pra isso um blog serve... manifestar nossa indignação... belo post... kisses

    ResponderExcluir
  2. Ric, pode ter resquício da ditadura onde for. Mas resquícios podem ser eliminados com paciência e reeducação. Em princípio é o que ouvimos de vários integrantes das diferentes corporações.Já faz tempo que a banda não podre da polícia tenta introduzir esse conceito de "policial amigo do cidadão". Mas o país das infinitas impunidades fica difícil explicar pra quem ganha menos de 1000 reais que o terceiro andar da sociedade também merece respeito.beijim.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um problema que acontece em todo Brasil, aquele que por função teria que proteger, é sempre o primeiro a começar a bater. Tudo isso é consequência de policiais despreparado, sem o devido treinamento, formação e educação. De parabéns o CIDADÃO anônimo que indgnado com o fato foi lá tomar satisfação. Que como você diz, tomara que seja alguém com algum poder, para que pelo menos fique a lição para esses guardas. Um abraço, Armando

    ResponderExcluir
  4. Uma atitude isolada que não pode ser generalizada. Esse tipo de reação violenta faz parte de todas as categorias atualmente, neste mundo louco. Realmente esse pessoal precisa de uma qualificação diferenciada,mas eu só espero que vc´s sejam criticos assim com os vagabundos que assaltam e matam os pais de familia tambem!!!

    ResponderExcluir
  5. Juliana,pode parecer tolice mas acho que as leis existem para serem cumpridas. A impunidade me exaspera, mas daí a fazer justiça com as minhas, com as suas ou com as mãos de quem quer que seja........ está totalmente fora de cogitação. Refiro-me aos guardas municipais, funcionários pagos para proteger a população sem abusar do poder que lhes é concedido. Um abraço pra você.

    ResponderExcluir
  6. Ontem quando vinha embora do parque natural municipal do mendanha,fui abordada fora dos aposentos do por dois guardas municipais que eram responsáveis pela supervisão do parque.Um deles se se aproximou e sua abordagem foi totalmente agressiva,e o outro me acusava de estar usando intorpecentes dentro do parque,embora eu não estivesse com nada em mãos,muito menos fui pegana inflação.O que mais me indignou foi a forma com que fui tratada,pois não havia nenhuma testemunha por ali,e eu fui agredida física e moralmente,e um deles na maior ironia me disse que ninguém havia me agredido,e nada iriaadiantar eu ir me queixar com quem fosse porque era a palavra deles contra a minha,ealém do mais não haviam testemunhas a meu favor.Eu disse que iria cobrar meus direitos,e ainda fui ameaçada por um deles que além de tudo o que me fez,negou seus atos quando um rapaz voltou até lá e disse estar comigo ali,pedindo uma explocação pelo ocorrido.Ai eu me pergunto,ele poderia terme agredido,puxado minha bolsa sem minha permissão com talviolência,e ter me ameaçado do jeitoque fez?Desde quando se eu não fazia nada,não reagi em momento algum,e estava fora dos aposentos do parque?

    ResponderExcluir