sábado, 14 de março de 2009

Depressão, ciúme, loucura?

Que estranhos caminhos percorre a mente de um homem que dirige um carro, agride a mulher com o extintor de incêndio na frente da filha de 5 anos , abre a porta e empurra a mãe da menina com o veículo em alta velocidade, vai até o aeroporto local, invade um avião, decola - sem saber pilotar - leva a filha para uma aventura fatal e se joga ou cai em cima de um estacionamento de shopping na cidade de Goiânia?
Que demônios habitam esse ser?
A família conta que ele estava deprimido. OK. Depressão aguda é mesmo um demônio à espreita. Mas será a depressão a razão de todo esse drama? Um drama que matou um adulto enlouquecido e, PRINCIPALMENTE, uma criança de 5 anos? Uma menina que vivenciou, num curtíssimo espaço de tempo, as emoções mais desconcertantes e avassaladoras que um ser humano pode vivenciar? Uma garotinha que deveria se sentir protegida e amada na presença dos pais e que antes de morrer ainda é obrigada a testemunhar a crueldade e a insensatez que invadem a alma de um adulto que ela aprendeu a chamar de pai?
E a mãe, em coma, que ainda vai ter que acordar para viver a PERDA absoluta, com letras maiúsculas?
Que universo é esse em que crianças de 9 anos engravidam de padrastos, em que a igreja católica condena abortos mas não estupradores, em que um adolescente alemão assassina 16 colegas e um pai embarca com a filha para o céu e despenca no inferno?
Pergunto: será que a física quântica ou alguma outra lei fascinante e misteriosa dos buracos negros explicam a razão de ser de tudo isso?
Peço ajuda aos universitários.

7 comentários:

  1. Cheguei aqui quando estava pensando exatamente sobre isso. Acho que todos estamos pensando nestas questões. Eu refletia sobre a menininha de 9 anos, que aprendeu, em suas primeiras experiências, valores completamente distorcidos, pois ainda não tinha, quando começou seu processo de vitimização, capacidade de ajuizar, de discernir o que é bem ou mal ( nós, muitas vezes vacilamos quando determinados limites são tênues). Então "aprendeu" que aquela conduta é a conduta do cuidador. Do pai, pois provàvelmente é assim que chamava seu algoz. E quanto de processos para correção dos valores, nos recantos mais profundos de seu subconsciente, se farão necessários? Será que é possível um resgate desta esfera do psiquismo em uma vida? Como serão seus sintomas de sublimação ?
    E quais teriam sido os fatores, lá na infancia, que fizeram do pai do avião de Goiania, um agressor, que transtornaram seus valores. Só neuroquímica?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, Tania. Fico estarrecida diante de tais fatos. Parece que estou vivendo na época errada.
    Adoro seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Fetichismo e Reificação na vida pública + individualismo negativo (o sujeito é empurrado para comportamentos individualistas, mas não lhe empurram para desenvolver uma subjetividade, uma singularidade, que pelo menos preencha esse comportamentoindividualista) na vida íntima = PSICOPATIAS E FILICÍDIO.
    Pode não ser a resposta; mas é o que sinto.

    ResponderExcluir
  4. à vezes eu me pergunto se o que mudou mesmo em relação à eterna orgia de insensatez humana não foi apenas o fato de agora ficarmos sabendo sempre espetacularmente e imediatamente de tudo ao vivo e a cores. De resto, ainda considero o mito da Queda de Adão e Eva do Paraíso um insight muito agudo sobre nossa condição.

    ResponderExcluir
  5. Tania, eu não sei, não tenho respostas, apesar de que a Christina Montenegro deu boas pistas em seu comentário.

    O que sinto também é que os temíveis buracos negros do espaço, se aparecessem por estes lados do sistema solar, engoliria um planetinha e sua raça que tinha "a faca e o queijo" na mão para viver em harmonia e sem essas bizarrices. Se há ET's assistindo tudo isso, provavelmente não sentiriam falta deste 3.o mundo do sistema solar.

    É por notícias como essa que tenho vontade de ser um "cabeça de vento" como mencionei lá em meu tosco blog.

    abraços

    ResponderExcluir
  6. De blogue em blogue cheguei aqui: li vários dos textos publicados anteriormente, e todos eles me pareceram pertinentes. Sendo assim, tomei a liberdade de adicioná-la à Feira dde Blogues do Balaio Porreta.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. MOacy, postei um comentário lá no seu blog. Um abração pra você e grata pela visita!

    ResponderExcluir