Entrei no cinema para ver GRAN TORINO esperando um solo de Clint, ator politicamente envolvido com o partido republicano desde os anos 50 e considerado conservador nos moldes do chamado "progressismo" norteamericano.
O filme é mesmo um solo do eterno Dirty Harry, agora mais maduro e ainda mais amargo. Mas que solo.... e que roteiro subreptício, no bom sentido. Um retrato dolorido do "puzzle" no qual se transformou a sociedade americana. Um quebra-cabeça de culturas e costumes que transformaram as ruas das grandes e médias cidades dos Estados Unidos em guetos controlados por gangues das mais variadas procedências.
Um coroa americano racista, enlutado, amargo e grosseiro. A intolerância ambulante. E um subúrbio típico, dominado pelas tais gangues de latinos, asiáticos e negros. Nas ruas, ser bonzinho ou tentar encontrar um rumo na vida pode ser o passaporte para o inferno.
O filme é um manifesto contundente contra a intolerância e uma crítica bem humorada à ditadura do politicamente correto que invadiu o país de Obama. Num país que abriga imigrantes de todas as partes do planeta, os amigos contam piadas de judeus, italianos, polacos, irlandeses e negros. E depois tomam uma gelada sem culpa.
O final é melodrama puro. Mas a performance de Clint vale cada fotograma. Não faz mal que ele tenha feito campanha para Nixon e votado duas vezes em Schwarzenegger. Desde BIRD - um belíssimo filme (1988) sobre o grande Charlie Parker - acompanho com admiração todas as suas empreitadas.
Já estava louca para ver... Agora, então!...
ResponderExcluirBJS!
"Celiiii" encontrei seu blog no blog do Moacy Cirne, um dos caras mais bacanas que conheço e a quem tenho a honra de somar uma amizade e carinho!!! que legal seu blog, cara! que bom te ver assim, pq no msn tá difícil né? um cheiro grande, Sheylinha.
ResponderExcluirA moça entende do riscado.
ResponderExcluirJá estou na fila para assistir.
Beijo Tanita
Marcelo
Bem, parece ser realmente um bom filme...eu não sou muito chegado a filmes, mas quem sabe uma hora dessas eu não me lembre deste? abs, Tania!
ResponderExcluirBelo post! não vi mas já gostei... e me deu mais vontade ainda de ver o novo filme do grande Clint...dessa semana não passa... beijos
ResponderExcluirNão tenho tido tempo para ir ao cinema entre tantas andanças necessarias,( ver em casa permite faze-lo em duas, tres vezes até completar) mas fui (sou?) fã do Clint e vou guardar a indicação para tão logo seja possível.
ResponderExcluir