domingo, 1 de março de 2009

Preconceito a la brasileira




Em sua coluna de hoje (O Globo), o jornalista Elio Gaspari chamou a atenção do leitor para um detalhe muito interessante: o preconceito tupiniquim contra integrantes de sua própria tribo. A saber:
" Depois que Paula Oliveira admitiu para a polícia suiça que não foi atacada por xenófobos aconteceu algo estranho com a sua qualificação. Quando sua história teve crédito era "brasileira". Quando o relato trincou ela passou a ser chamada, com alguma frequência, de "pernambucana". Há suiços que gostam de contar histórias de preconceito de brasileiros contra brasileiros".

Precisa escrever ou dizer mais alguma coisa?
São essas qualificações, aparentemente insignificantes, que ajudam a inocular na população mais vulnerável intelectualmente - composta por uma imensa faixa de ricos, pobres e remediados - a intolerância, a falta de sensibilidade e compaixão, o ódio e a ausência completa de limites.
São muitos os adjetivos que cabem no preconceito.

Em relação ao caso de Paula tenho uma pergunta que não quer calar: cadê o noivo ou o namorado suiço da moça? Por que ninguém mais fala no rapaz? Será que ele veio escondido para o Brasil?





4 comentários:

  1. Boas perguntas, Tania. Cadê o namorado da moça, hein? Gozado que a nossa imprensa grande, sempre tão questionadora ( do Lula, claro), não corre atrás desse fato. O sujeito sumiu.

    O Gaspari foi bem. Faz parte de nosso "complexo de vira-latas". Tenho uma amiga na Alemanha que fala a mesma coisa: há brasileiros que evitam outros brasileiros e contam histórias nada interessantes sobre o nosso país e o "caráter" do povo.

    Eu sei lá pra onde caminhamos...mas a trilha que escolhemos não é das melhores, não!

    abs!

    ResponderExcluir
  2. ...namorado que seria qualificável como ÇUISSO-PARAGUAIO, então???!... (já que TEM que "etiquetar" discrimitoriamente...).
    OU basta ser homem para ter o "direito" (?!) de "sumir"?...
    Assim como no aborto - ainda crime (!) - , onde só a mãe responde inquérito; mãe que muitas vezes fez essa opção e está ali porque o pai (?!) disse uma coisa rápida e fácil de dizer : -"NÃO!"... e "sumiu"...

    ResponderExcluir
  3. Gosto desta abordagem, só
    fiquei com algumas duvidas, vou pesquisar e volto.

    ResponderExcluir
  4. nas fotos anteriores ao aborto e mutilaçáo ela esta tao bonita e radiante e feliz que não indica uma mente maluca de criar um factoide pra obter benesses da suiça, ne?
    e a coincidencia de datas do acontecimento, de aniversario do partido direitista,vale alguma luz nesta trama ?

    Gosto do teu blog minha amiga, tua força de reporter continua latente no jornalismo.

    ResponderExcluir