terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ONU, CASA DA MÃE JOANA


Que a violência tenha virado arroz-com-feijão em terras cariocas já é clichê. O Rio de Janeiro convive com bandidos - os legalizados e os chamados ilícitos - há bastante tempo. Bandidos da pior espécie. Testemunhamos crimes hediondos, aplaudimos filmes que retratam a barbárie e sonhamos com um final feliz para o ocupação do Dona Marta. Mas ainda não fomos para as ruas, em massa, denunciar a corrupção e exigir o fim da bandidagem que nos cerca.
Mas isso é Rio de Janeiro, RJ, Brasil. É São Paulo, Recife, Vitória, Fortaleza e Belo Horizonte, pra citar apenas algumas de nossas capitais. Em áreas tupiniquins, as festas de final de ano só não mataram mais gente, nas estradas, do que os ataques israelenses na faixa de Gaza. E estamos em época de lei seca, hein?

Um minuto de silêncio. O nosso trânsito nacional é uma tragédia a lamentar que mata milhares de jovens. Gente que não vive até os 30 anos de idade. Quando faremos alguma coisa para mudar esse cenário?
Agora que já fizemos uma rápida e rasteira resenha dos nossos primeiros dias de 2009 volto ao tema Faixa de Gaza. Então deixa eu entender melhor: os israelenses atacam duas escolas da ONU em Gaza, matam 40 civis só nesta terça e............necas de pitibiribas? A ONU fica lá, bonitinha, esperando as próximas instruções do governo Bush? Obama está preocupado? Oh, dear!
Parte do mundo se revolta, ainda bem, mas não o suficiente pra fazer com que esses megalôs interrompam a carnificina.
A bandidagem aprende rápido, né mesmo? Com exemplo da ONU fica difícil exigir algum choque de ordem.

2 comentários:

  1. a questão da faixa de Gaza que vc toca nos seus dois últimos posts foi abordada de forma que eu concorde em todos os gêneros. Não de maneira incisiva e nem direta toquei no assunto no meu post de reestréia 2009... é triste ver como a grosso modo a política externa nojenta de Israel trata os palestinos como os nazistas outrora trataram os judeus... não dá pra ser condescendente com essa nação belicosa e infame que é Israel que por sorte ainda tem gente decente vivendo no meio desse caos de intolerância e desproporção na violência... eu deploro Israel... beijos e feliz 2009 que para mim começou lindamente no seu paraíso bocaineiro

    ResponderExcluir
  2. Aqui estou novamente e espero que dessa vez meu comentário apareça.
    Estou gostando muito de visitar seu blog, Tânia.
    Amo essa objetividade que você passa em seus textos. Assuntos e comentários penetrantes.
    Gostei muito do texto que você fala da envelhescência. e por falar nisso, estou lendo "De frente para o sol" que você indicou e que tão bem aborda a maturidade, o envelhecimento e a morte.
    beijos,
    Vanja.

    ResponderExcluir