quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Esperança e pessimismo


Quem é você, meu precioso leitor, neste janeiro de 2009 em que Barack Obama toma posse e parece querer chacoalhar a poeira do conservadorismo norteamericano?
Um herdeiro do existencialismo de Sartre? Um apaixonado pelos livros de autoajuda? Um cidadão que respeita os princípios da democracia ocidental? Um indignado com a lenta agonia dos povos africanos? Um seguidor disciplinado das teorias econômicas pós-marxistas? Ou um cético que cumpre estoicamente sua estadia no planeta e não derrama uma lágrima em nome de utopias passadas ou passageiras?

É assim que me encontro, meio lá, meio cá, nesta quinta-feira pós "inaguration" da era Obama. Uma mistura de pisca alerta com sinal verde, vai entender!
Tenho um grupo virtual de antigos amigos do peito. Escrevemos sobre tudo e sobre todos. Entre esses queridos cúmplices, alguns consideram o novo presidente norteamericano um enrolador de primeira. Palavras ao vento e nada mais.
Outro amigo, igualmente querido, jornalista inglês e dono de um humor negro tipicamente britânico, analisou uma parte da equipe de Obama para responder, de alguma forma, ao pessimismo e à falta de esperança de nosso companheiro. Eu ainda não tinha prestado atenção à turma do Meio-Ambiente. Empresto a listinha. Confira:

- Secretário de Energia - Steven Chu, prêmio Nobel, especialista em energia solar.
- Chefe da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (não creio que esse seja a tradução correta para o português, mas trata-se do órgão que decide sobre as posições americanas sobre o aquecimento global) - Jane Lubchenko, " fera" em biologia marinha, poluição de oceanos e pesca predatória.
- Consultor Científico - John Holdren, Harvard, perito em energia, meio-ambiente e proliferação nuclear. Ex- presidente da Associação Americana para o Avanço da Ciência que afirma, há muito tempo, que os EUA têm que fazer muito mais na área de aquecimento global.
"Comparado com o obscurantismo medieval do governo Bush", conclui meu british friend, "será que isso não nos autoriza a pensar (com seriedade) que a política americana na área de aquecimento global vai mudar radicalmente? Você pode continuar como cínico, mas teu filho certamente vai agradecer a mudança. Se não for tarde demais..."
Não quero que seja tarde demais. Sei que os discursos de Obama são escritos por um jovem super talento de 27 anos. Mas também sei que Barack não pode e não vai governar apenas com discursos sedutores.
Suspender julgamentos em Guantánamo e fechar as prisões secretas da CIA........... já é um baita começo, fala a verdade. E como se não bastasse o homem, além do charme pessoal, sabe administrar as palavras e o tom de emissão de cada uma delas. Por enquanto, creio, não são apenas palavras ao vento. E acariciam, como veludo, nossos corações machucados pela brutalidade do dia-a-dia.

2 comentários:

  1. Ei Tãnia!!
    Menina, é exatamente assim que me sentia, mas todos esses poréns me fizeram acreditar com mais confiança!!!
    Oxalá seja tudo verdade!!!
    Assim teremos esperança de um mundo melhor!
    Vamos ver no que vai dar, mas concordo que as primeiras canetadas do homem já foi um bom começo!!
    Voltei ao blog.. passa lá.. escrevo bobeiras, mas antes isso que acumular as besteiras só para mim rsrsrs
    beijos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. É preciso que por mais cético e pessimista que sejamos - em decorrência de acúmulos de decepções - tenhamos um pouco de esperança, numa pessoa que vem imbuida de ótimas intenções, e que apesar dos desafios serem gigantescos, o mesmo tem demonstrado coragem, altivez,inteligência,sensibilidade e responsabilidade,com uma postura que impõe respeito e confiança. Torçamos juntos para que o mesmo tenha forças, que povo americano continue apoiando-o, para que consiga dar uma nova cara a este mundo de tanta injustiça e violência, afastando o desamor e fazendo com que os povos respeitem suas diferenças, e que a humanidade procure entender que todos estamos no mesmo barco, que cada um tem que fazer a sua parte, senão juntos, afundaremos todos...

    ResponderExcluir