sábado, 24 de janeiro de 2009

Escândalo Humanitário

Depois de ler as declarações de Barack Obama que justificam a campanha de Israel em Gaza parei pra pensar. Não que eu tivesse alguma ilusão sobre um eventual " não apoio norte-americano" à politica israelense no Oriente Médio. Mas imaginava, tolinha, que o recém-empossado presidente fosse pelo menos criticar o massacre de civis, principalmente crianças.
Obama justificou o ataque israelense como defesa contra os foguetes lançados pelo Hamas. Mas não lembrou de dizer que Israel nunca desocupou Gaza. Retirou suas tropas de dentro de Gaza, mas continua controlando as fronteiras.
Não sou especialista em Oriente Médio, mas foi muito instrutivo ler, no Globo de ontem, uma entrevista com o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro. Ele faz parte da Comissão de Direitos Humanos da OEA( Organização dos Estados Americanos) e foi relator especial da ONU sobre a violência contra a infância no mundo.
Paulo Sérgio explica que a população de Gaza está confinada e que depois da Segunda Guerra Mundial, a campanha de Israel em Gaza é um dos maiores escândalos humanitários. " É um desastre humanitário uma democracia atacando uma população indefesa", diz. "Evidentemente o Hamas não tem nenhum direito de ficar atirando esses foguetes sobre a população civil".
Pessimista em relação a uma possível solução para o conflito, o cientista político afirma que nenhuma potência média, como a França ou Reino Unido, pode exercer algum tipo de influência nesse sentido. " A única pessoa na Terra que tem alguma condição de fazer cessar esse horror é o presidente Obama", conclui.
Se Paulo Sérgio Pinheiro estiver certo, o enviado especial de Obama ao Oriente Médio George Mitchell terá um papel fundamental nos próximos meses. Só nos resta torcer. Mas devemos ficar de olho: um número impressionante de crianças palestinas mortas, em menos de um mês, não pode passar para a História apenas como efeito colateral de uma guerra que não termina nunca. Se assim for pode ter certeza: milhares de crianças como essa, da foto, serão os novos homens e mulheres-bomba de amanhã.

4 comentários:

  1. faço minhas as palavras da tania e aproveito para acrescentar as do relator especial da ONU, publicada no estadão, dia 22/01:
    GENEBRA - O relator especial da ONU sobre a situação de Direitos Humanos em Gaza, Richard Falk, afirmou nesta quinta-feira, 22, que Israel cometeu crimes de guerra em sua última ofensiva contra o território palestino. "A evidência da violação da lei humanitária é tão clara que não tenho nenhuma dúvida da necessidade de uma investigação independente que demonstre que Israel cometeu crimes de guerra", assegurou Falk em entrevista coletiva.
    O funcionário da ONU afirmou que Israel cometeu crimes de guerra e contra a humanidade, antes inclusive do último conflito, ao aplicar "um bloqueio de 18 meses contra a Faixa, um bloqueio ilegal de alimentos, remédios e combustível que pode ter afetado a população de Gaza por toda uma vida.
    Além disso, para o relator da ONU, que é judeu, os crimes de guerra se agravam pelo fato de Israel não ter permitido à população civil deixar o território antes de bombardeá-lo. "Não há relatos de uma população inteira ficar bloqueada em uma zona de guerra e sem a possibilidade de fugir e se transformar em refugiados", explicou.
    Falk acrescentou que o crime é ainda mais grave, porque 70% da população de Gaza têm menos de 18 anos, "o que faz com que a guerra tenha sido livrada contra crianças". "Essas pessoas podem ficar afetadas para sempre, porque não somente sofreram por um ano e meio com o bloqueio, mas sofreram com os danos e o medo de uma guerra", indicou.
    O relator da ONU descartou totalmente o argumento de Israel de que a ação iniciada no dia 27 de dezembro estava baseada na "autodefesa". "Este argumento não tem base legal e, além disso, o uso absolutamente desproporcional da força descarta totalmente o argumento da autodefesa", esclareceu.
    Diante desta realidade, Falk expressou seu desejo e convicção de que Israel seja condenado por seus crimes. O funcionário disse que é necessária uma condenação explícita do Conselho de Direitos Humanos da ONU, e defendeu o início de julgamento internacional. Os 22 dias da ofensiva israelense contra Gaza deixaram 1.300 palestinos mortos e mais de 5.000 feridos.


    henrique lago

    ResponderExcluir
  2. Este conflito fica cada mais dificil de solução pois a ocupação de territorios e violencia sobre o povo palestino reproduzira cada vez mais
    ódio em relação aos israelenses distanciando
    uma soluçao desejada de 2 povos e dois estados.

    ResponderExcluir
  3. perci, que bom que você apareceu e comentou. e essas novas armas? tenho uma amiga que mora na Europa e que conta que o lobby pró-Israel é fortíssimo por lá. Basta você questionar qualquer ação do governo israelense que já tacham você de anti-semita.É o uó do borogodó, né não?

    ResponderExcluir
  4. Essa foto ilustra perfeitamente o ambiente de FILICÍDIO que transitamos.
    Que - aliás - costuma ser patriarcal/patrimonial/falicistamente dirigido aos seres nascidos com sexo masculino com especial perversidade e foco... Discutir o resto, sem debater isso, não vai muito longe, não...sei não... Será que me fixei no tema, ou faz sentido?...
    BJS!

    ResponderExcluir