domingo, 14 de dezembro de 2008

O esvaziamento da alma

Blogs têm a ver com palavras, com imagens, com conceitos, com intenções. Muitas vezes questiono a quantidade de palavras gastas para expressar sentimentos variados. Navegando pelos blogs, encontrei o da portuguesa Guida Mendes. Nele, uma citação que considero atualíssima. Belas palavras para definir a hemorragia e o abuso das palavras. Vou querer saber muito mais sobre Antonio Alçada Batista.

Não se pode viver sem pensar e não se pode pensar sem palavras. Mas as palavras, quando despojadas da vida são a hemorragia, o esvaziamento da alma. A hemorragia das palavras, está a perder a nossa civilização. Os homens e as sociedades estão a esvaziar-se. Vivemos uma existência anémica porque abusamos das palavras. Os discursos não param. Perdemos a nossa vida em discussões, e em confissões públicas, e em debates, em processos.Vai ver que vamos passar a história com a idade dos processos. Estamos a ser sangrados pelas palavras."
António Alçada Baptista, In Os nós e os laços (2001). Lisboa:Editorial Presença.

Um comentário:

  1. quem sabe, esvaziadas então da imensidão das palavras inúteis, as pessoas viessem a se rechear de silêncio - que sábio seria.

    ResponderExcluir