quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Quando o preconceito escapole

Sabe quando estamos no meio de uma conversa e de repente nos pegamos falando alguma coisa absolutamente preconceituosa? Algo na linha do " tem trabalho pra todo mundo, quem não consegue é preguiçoso"? Ou ainda: " puxa, que legal, seu filho é homossexual? Mas o que foi que houve com ele, foi infeliz em algum namoro com mulher"?
Em tempos sombrios e hipócritas de obrigações politicamente corretas considero fundamental olhar pra dentro de nós mesmos e tentar separar aquilo que de fato somos daquilo que estamos exibindo na passarela da vida. O deslize ao definir o companheiro ao lado como negro, em vez de afro-brasileiro, é mero detalhe perto da atitude cotidiana que nossa classe média adota para tratar ou se referir aos mais pobres e aos nossos empregados.
Em tempos do mais absoluto individualismo repetimos, todos os dias, a tradição da casa grande e senzala. E alisamos, com aparente comiseração,o abismo que nos separa de nossos subordinados, menos afortunados.
Em tempos de guerra no Rio de Janeiro abro bem os olhos e da minha janela avisto a favela morro acima, a menos de 300 metros de onde estou. Oculta por uma mata linda, a comunidade onde mora minha empregada vive dias de muita tensão. Ouço os relatos, me entupo de indignação. Mas não subo o morro pra ver de perto o abismo que nos separa.

6 comentários:

  1. uhuuuuuuuuuu... até que enfim !!! e veio com força!!! mandando ver...sempre disse que blog é a sua cara ! quatro posts em praticamente um dia ! arrasou !!! longa vida ao seu blog e muita disposição pra tocá-lo... mande e-mail para os amigos avisando da novidade...se sou o padrinho do blog fico feliz em ser o primeiro a comentar... beijos e sucesso !

    ps. no meu post de hj falei de você e dei link pra cá... também estou te linkando...

    ResponderExcluir
  2. Uauuuuuuuuuuuu! O primeiro comentário a gente nunca esquece. Gracias, godfather!!! Agora preciso me aventurar na busca de fotos. Que é pra não ficar uma maçaroca de textos sem fim. Muitos beijitos, todo prosa.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Gostei muito do seu blog; sinto aqui uma certa inquietação e uma perplexidade que me parecem familiares... também me sinto assm, quase sempre. Acho que você vai gostar das conversas virtuais entre os blogs.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Viva Lívia, minha segunda leitora!Tenho certeza que vou gostar muito das conversas virtuais entre os blogs. Gracias pela presença, viu?
    beijito.

    ResponderExcluir
  5. Depois do marketing do Ricardo, todos os seus leitores virão lhe visitar. Tânia, você levanta uma questão que acontece diariamente com muitos "cidadãos" que é comiserar e críticar mas não participar, pois ficam indignados de longe...Um abraço, Armando - fetichedecinefilo.blogspot.com (posto também em lygiaprudente.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  6. Olá Tânia,

    Obrigada pela visita e comentário que fez no meu blog. Graças a ele pude descobrir o seu. Gostei muito. Vou voltar de certeza. E como vejo que está a começar desejo-lhe inspiração para escrever. Um abraço Sofia

    ResponderExcluir